terça-feira, 28 de julho de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Crítica ( A crítica é a minha opinião. Não gostou ou discorda? Problema seu!





Quem sou eu para criticar uma super produção cinemática? Apenas um mero mortal. Mas eu tenho conhecimento suficiente sobre a série do bruxinho órfão para dar minha opinião sobre os filmes.
Sinceramente, eu não sei por que o filme se chamou "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", deviam ter mudado o nome. O filme ficou com o título errado. Quem já leu o livro sabe o por que do título, pois a história dá muito mais atenção ao Príncipe Mestiço. A grandiosidade do Príncipe Justificarque é mostrada no livro não aparece no filme. No longa, a inteligência daquele livro de poções só aparece quando Harry o usa para ganhar o frasco de Felix Felicis e quando o bruxinho descobre o Sectusempra. Acho que a história do Príncipe Mestiço ficou meio perdida, faltou o mistério. O trio quase não discutiu a provável identidade do ex-dono do livro de poções.
Outra história que, no filme, ficou meio perdida, foi o passado de Voldemort. No livro Harry visita as lembranças das pessoas mais vezes. Aparece o Servolo Gaunt, Voldemort roubando a taça de Lufa-Lufa e o medalhão de Sonserina, assim como o anel. No longa-metragem, Harry mergulhou na penseira apenas três vezes: uma pra ver Voldemort no orfanato, outra pra ver a lembrança adulterada de Slughorn, e a terceira pra ver a lembrança correta do novo professor de Poções.
As histórias principais foram ofuscadas pelos hormônios adolescentes. A maior divulgação do filme era em cima desses hormônios. Que eles estavam à flor da pele, que os personagens iam namorar mais, etc, etc. Muitas histórias paralelas e o pouco tempo fizeram o filme ficar como "A Ordem da Fênix": sem coerência e sem o centro do livro.
O amor de Harry e Gina também quase não apareceu, só uma cena de quase beijo e um beijinho na Sala Precisa. (Não sei pq Harry só beija na Sala Precisa!)
Fora esses pontos negativos, a cena da caverna foi expetacular, apesar da atuação fraca de Michael Gambon em "Me mate" ou "Água". A morte de Dumbledore também foi chocante.
Quem já leu o livro fica decepcionado. Quem só assiste os filmes fica sem entender muita coisa.
"Ordem da Fênix" e "Enigma do Príncipe" não se saíram bem na história, mas arrecadaram ou arrecadam muita grana.
Agora só me resta esperar por Lua Nova pra botar a boca no trombone também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin