segunda-feira, 6 de julho de 2009

Diploma de Jornalismo?

Estou de volta. E com um assunto que tem sido polêmico. Eu não falei nada no "Scribble e Scrive" sobre as mortes de celebridades e etc porque isso não me interessa muito, e eu criei esse blog pra comentar das coisas que me chamam atenção. Bem, mas vamos ao que importa.
Isso aconteceu há uns dias, e só estou escrevendo agora porque foi o tempo de organizar a minha opinião e pesquisar sobre o assunto.
O Supremo Tribunal Federal decidiu em 17 de Junho que o diploma para exercer o Jornalismo não seria obrigatório. Como todo assunto polêmico, dividiu as opiniões, inclusive a minha.
"Gilmar Mendes, presidente do STF e relator do recurso, defendeu a extinção da obrigatoriedade e disse que o diploma não garante que não haverá danos irreparáveis ou prejudicar direitos alheios", foi uma das coisas que eu li no "Vírgula" (ótimo site pra quem está procurando informação de forma bem jovial, perdão a propaganda, mas o que é bom tem que ser mostrado).
Eu não lembro quando eu passei a adimirar os Jornalistas e a aspirar ser um. Minhã opinião ficou dividida em relação a obrigatoriedade do diploma, ficou entre o sim e não.
Há pessoas que nascem com esse dom de escrever e com o "senso de Jornalismo". Não conseguem fazer uma faculdade, mas as qualidades não saem delas. Há também o lado da técnica. Existem técnicas para se escrever bem ou melhor, mas o erro delas não mataria alguém. Esse lado da minha opinião ficou ainda mais forte quando eu li o que Bia Abramo, do jornal "Folha de São Paulo" escreveu: "Há várias profissões que exigem uma formação muito técnica. Você não vira médico sem uma formação técnica, por exemplo. Mas, para várias profissões na área de humanas, não é bem assim. Nestes casos, a universidade exercita o pensamento crítico, a maneira de pensar o mundo. E você não termina o curso apenas para entrar no mercado de trabalho. Tecnicamente, o exercício do jornalismo não prescinde de formação. No entanto, a universidade vai ajudar o jornalista a pensar, a refletir e a fazer um melhor uso de suas ferramentas ao longo do exercício de sua profissão."
Se o diploma não fosse obrigatório, todos os aspirantes como eu poderiam ser jornalistas, e o mercado pra essa profissão ficaria muito mais competitivo e talvez sem qualidade. Mas quem não tivesse o diploma, é lógico que seria uma última opção, comparado a quem já fez o Curso.
Em meio a tanta polêmica e com a minha cabeça embaralhada por não saber ao certo o que acontecerá, eu só sei de uma coisa: eu quero fazer o curso de Jornalismo. Ter um diploma, para ser melhor qualificado e estar na frente dos demais, pois é isso que o Mercado de Trabalho exige, não é? Qualquer um não pode ser chamado de Jornalista porque escreve bem. E quem é Jornalista de verdade não pode estar competindo com quem não tem diploma. Por isso eu não sei se sou a favor ou contra a obrigatoriedade.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse www.virgula.com.br
Até mais com um assunto polêmico ou com um sem muita relevância aos seus olhos.

Scribble e Scrive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin